sábado, 31 de dezembro de 2011

Passeio de FINAL DE ANO 2011 31-12-2011

O dia estava agradavel, por isso decidimos dar uma volta de final de ano...

Encontra-mo-nos, (Fábio, Nelson, Gil e Zé) junto da igreja do valongo e fomos em direção às balanças ao encontro de outro colega do pedal, o Afonso das Benquerenças. Começamos por ir em dirção à Taberna Seca, por estrada. De seguida entrámos num trilho de terra batida em direção à ribeira da Líria numa descida bastante inclnada. Como se costuma dizer, depois de uma descida vem uma subida, e neste caso não foi exepção. Apanhamos uma subida longa e ingreme até às benquerenças. Com eforço acabou por se fazer muito bem e nenhum de nós sentiu grandes dificuldades.

Acabada a primeira fase do nosso passeio, começamos por fazer uma "rota das subidas". Fomos devorar muitas subidas inclinadas junto às benquerenças e terminamos com a subida que vem dar à Santinha. Daí fomos em direção à serra das olelas onde subimos ao topo pela estrada de alcatrão, sempre num ritmo bastante acelerado. Continuamos em direção à estrada dos Cebolais. Chegando à estrada, optamos por continuar o passeio por terra batida. Entramos num trilho que vai dar aos Maxiais. Aqui apesar de não não haver muita subida, o pouco sobe e desce começava a tornar-se cansativo tendo em conta os km´s que levavamos. Chegamos então aos Maxiais, altura em que o Afonso se despediu de nos seguindo para às Benquerenças. Aqui podiamos ter apanhado a estrada de alcatrão em direção a Castelo Branco, mas para acabar o passeio em grande, decidimos fazer a sudida de terra batida que liga os Maxiais à variante Zona Industrial / Carapalha. O nosso passeio de final de ano dava-se por terminado, com uns belos 1557km´de acumulado em 65km de percurso